4 de abril de 2015

O hipertiroidismo

O que é hipertiroidismo?

Hipertiroidismo é uma enfermidade que pode fazer com que você sinta ansiedade, tremores e cansaço. Isto acontece quando uma glândula situada em seu pescoço, chamada de tireoide passa a produzir muito hormônio, ou quando existe uso de doses altas demais de hormônio da tireoide ou outros medicamentos capazes de causar inflamação tireoidiana (tireoidites). Este hormônio controla, entre tantas coisas, como o corpo utiliza e armazena energia.
HIPERtireoidismo é o termo médico utilizado quando a tireoide está produzindo MUITO hormônio tireoidiano, portanto, trabalhando excessivamente. Muitas pessoas confundem o HIPERtireoidismo com o HIPOtireoidismo, que é quando a tireoide produz POUCO hormônio, insuficiente, e portanto popularmente conhecido como tireoide lenta, já discutido neste blog anteriormente.
As principais causas de hipertireoidismo são a doença de Graves (60 a 80% dos casos, 10 vezes mais comum em mulheres, principalmente com início entre 40 e 60 anos, e em tabagistas), bócio multinodular tóxico, adenoma tóxico e tireoidites. 

Localização da tireoide normal à esquerda e bócio à direita.

Quais são os sintomas e sinais de hipertireoidismo?

Algumas pessoas não apresentam sintomas ou sinais de hipertireoidismo. Quando eles ocorrem, incluem:

  • Ansiedade, nervosismo, irritabilidade, distúrbios do sono (insônia), dificuldade de concentração.
  • Fraqueza, especialmente nos braços e coxas, que pode dificultar o levantamento de objetos pesados ou subir escadas. 
  • Tremores, principalmente em mãos.
  • Suadores em demasia, pele úmida e quente, às vezes pele avermelhada ou mais escurecida e intolerância à água quente no banho e ao calor.
  • Batimentos cardíacos acelerados, mais fortes ou fora do ritmo, irregulares (fibrilação atrial), dor no peito.
  • Sentir-se cansado, ter alterações de comportamento como confusão mental, esquecimento de fatos recentes, psicose, alucinações ou depressão, choro fácil (labilidade emocional).
  • Perda de peso mesmo com aumento de apetite ou comendo normalmente, sendo que em pessoas mais idosas pode haver perda de apetite e em alguns jovens podem ter aumento de peso por um aumento da fome desproporcional ao aumento do metabolismo.
  • Aumento do peristaltismo intestinal, evacuações mais frequentes, com ou sem diarreia, malabsorção dos alimentos.
  • Descolamento das unhas do leito ungueal (onicólise) e unhas amolecidas
  • Coceira na pele ou urticária. 
  • Vitiligo e falhas no cabelo (alopecia areata) ou cabelo mais fino. 
  • Nas mulheres pode ocorrer alterações menstruais, atraso menstrual, infertilidade.
  • Nos homens pode haver aumento das mamas(ginecomastia), redução da libido e dificuldades de ereção, alterações no número e qualidade dos espermatozoides.
  • Aumento da glicose e do risco de osteoporose a longo prazo.
  • Falta de ar, diminuição da capacidade de realizar exercícios.
  • Aumento da coagulação sanguínea com risco de trombose.
  • Aumento da frequência urinária, inclusive à noite.
  • Nos pacientes idosos pode ocorrer apatia ao invés de hiperatividade, agitação ou tremores, constipação ao invés de muitas evacuações. Idosos apresentam muita perda de peso, falta de fôlego e arritmias. 
  • Também pode causar um inchaço do pescoço, o chamado bócio. O aumento da tireoide pode dificultar o ato de engolir. Se o hipertireoidismo for causado por doença de Graves, um problema auto imune, ele pode causar exoftalmia, ou seja, olhos projetados para fora, olhar fixo, olhos inchados, com retardo do fechamento palpebral, sensação de corpo estranho e desconforto nos olhos, visão dupla e inclusive comprometimento da visão, sendo mais comum em pacientes tabagistas. A doença de Graves também pode causar infiltração na pele, um edema na região das canelas (mixedema pré-tibial), com escurecimento da pele de coloração violácea no  local e pele com aparência de casca de laranja.

A maioria destes problemas se resolve com o tratamento do hipertireoidismo.
Sintomas do hipertireoidismo
Existe um exame para fazer o diagnóstico?

Sim, a dosagem no sangue dos hormônios da tireoide, o T3 e T4, e do TSH (hormônio estimulante da tireoide), que o médico solicitará em caso de suspeita. 

Existe tratamento para o hipertireoidismo?

Sim, e ele pode ser feito com comprimidos de uso oral diário, ou iodo radioativo em dose única ou múltiplas quando não resolver na primeira tentativa, ou cirurgia quando esta for mais indicada. Realizando o tratamento proposto você vai se sentir melhor e os sintomas do hipertireoidismo diminuirão gradualmente. 
Na dúvida, converse com seu médico e consulte um especialista. Jamais suspenda ou troque de marca ou para genérico, ou mude a dosagem de seus medicamentos sem falar com seu médico. A troca entre pílulas pode fazer os hormônios aumentarem ou diminuírem.

Dra. Aline Maria Swarowsky
Médica Endocrinologista
CREMERS 24.801
Consultório em Santa Cruz do Sul/RS Fone: (51)3056-3640

Nenhum comentário:

Postar um comentário